- DIFERENTES TIPOS DE TEXTO
O texto poético tem como principal finalidade despertar emoção no leitor. Seja qual for o tema escolhido pelo poeta, o texto poético apresenta concepções subjetivas, que podem ser interpretadas pelo leitor a partir de suas próprias concepções. Dessa forma, por ser um texto que apresenta ideias abstratas, a poesia permite que o leitor se aproprie da mensagem, transformando-a de acordo com as suas emoções. Em movimento dialógico, o leitor absorve a mensagem, alterando sua subjetividade.
O texto jornalístico tem como principal finalidade informar o leitor sobre um determinado acontecimento. Assim, o texto jornalístico tem uma relação imediata com a realidade, que não deve ser modificada pelo leitor no ato da leitura, pois isso eliminaria a finalidade do texto e transformaria o fato em uma versão. Assim, o leitor deve apreender os signos concretos utilizados no texto sem alterar o seu sentido.
O texto publicitário é destinado a um determinado público-alvo e tem como finalidade convencer o receptor a adquirir um produto ou serviço. Dessa forma, o texto publicitário atua na subjetividade do leitor, mas não possibilita que essa subjetividade altere a mensagem, que tem sempre um caráter imperativo, com a utilização de verbos que induzem o leitor a uma determinada ação: “compre”, “faça” etc.
O texto acadêmico tem como finalidade transmitir um conhecimento. Portanto, o leitor deve analisar o texto de forma objetiva, ativando sua capacidade mental para absorver as informações oferecidas. Assim, as emoções do leitor não são acionadas no ato da leitura, o que impede que ele atue sobre o texto com sua subjetividade. Portanto, o leitor não consegue se apropriar do texto, moldando-o às suas próprias vivências.
O texto histórico apresenta fatos ocorridos no passado e, portanto, não passíveis de modificação. A finalidade do texto histórico é oferecer, ao leitor, saberes relativos a acontecimentos que transformaram a sociedade e que geraram novas estruturas sociais e novas ideologias. Sendo assim, o texto histórico evidencia fatos que não podem ser alterados pela subjetividade do leitor, pois inscrevem-se em uma realidade do passado.