sábado, 6 de abril de 2019

Brasileiros criam pulseira pra pais surdos sentirem choro dos bebês

Uma pulseira permite que pais com deficiência auditiva se comuniquem com seus bebês. Ela foi criada por alunos brasileiros, do Instituo Mauá de Tecnologia, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Batizada como Silence, a pulseira detecta somente o choro, não levando em conta qualquer ruído ou barulho externo do ambiente.
O sistema funciona com duas pulseiras. Uma fica com o bebê e outra com os pais. O bebê chora e o sinal é enviado automaticamente para pulseira dos pais e ela vibra.
“O sinal funciona por wi-fi, a conexão da pulseira é por Bluetooth e tem também um sistema por rádio (GPRS)”, explica o estudante Luiz Henrique Ferreira, um dos criadores.
O equipamento foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso dos quatro estudantes.
Agora formados, eles querem lançar o produto no mercado em até dois anos.
“Por enquanto é protótipo. Estamos atrás de investidor para alavancar o projeto, para trazer felicidade pra quem está precisando”, declara Mateus Cherem, outro criador.
Como
Quatro estudantes de design de produtos desenvolveram o acessório que também possui outras funções, como GPS e sincronizações de dados médicos que auxiliam os pediatras.
Além da parte funcional, os estudantes pensaram na estética da pulseira e planejaram várias cores diferentes.
Para criar o projeto, os inventores tiveram ajuda da equipe de engenharia.
“A partir da ideia, eles vieram até nós da engenharia e falaram o que precisavam”, conta Fernando de Almeida Martins, professor de eletrônica.
Inspiração
A pulseira foi criada para fortalecer a questão afetiva entre pais e filhos, porque não é possível ouvir o choro do bebê durante a noite.
“Geralmente a relação familiar se torna defasada quando os filhos são ouvintes e os pais são surdos. Isso afeta o desenvolvimento da criança a longo prazo, e o produto foi desenvolvido para ajudar nesse processo”.
O aluno Matheus Camargo conta que foi exatamente essa questão que os levou a desenvolver um produto relacionado a design social.
“Fomos atrás de relatos e casos reais, e na maioria dos que encontramos, a relação pai e filho acabava se perdendo. Isso nos inspirou”.



Pulseiras Silence


"Silence" é um projeto destinado aos pais surdos com filhos ouvintes, capaz de auxiliar diariamente os pais com os cuidados infantis, proporcionando um ambiente familiar conectado e seguro. A pulseira tem como principal objetivo detectar o choro infantil e sua localização, transmitindo vibrações de alerta diretamente aos pais ou responsáveis.


sexta-feira, 5 de abril de 2019

No Brasil temos atualmente 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, segundo o último censo do IBGE (2016), e dessas mais de 2 milhões apresentam perda de audição em um grau severo, o que dificulta bastante a acessibilidade, principalmente para quem usa a tecnologia “Smartphones, Computadores Desktop”.
E pensando nessas pessoas, vamos recomendar 4 aplicativos que poderá facilitar a vida dessas pessoas com deficiência auditiva.

VLibras

Ele é um uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. Nele é possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.

Glide – Vídeo Chat Messenger

Glide é um dos favoritos das pessoas surdas, isso porque este aplicativo de mensagens de vídeo permite que você envie vídeos longos de até 5 minutos de duração com as mãos livres. Ele possui elementos como conversas em grupos, sendo possível fazer upload de vídeos para redes sociais e muito mais.

Aplicativo bancário móvel

Ou chamado de mobile banking, este é um ótimo aplicativo para pessoas surdas que não pode usar o telefone ou não gosta de entrar em um banco e tentar se comunicar através de uma tela. Esses apps móveis são super práticos para verificar saldos e transferir dinheiro de forma simples e rápida, sem necessidade de fazer chamadas ou falar diretamente com alguém. Muitos bancos já oferecem download gratuito em dispositivo iOS e Android.

Aplicações de viagem – Waze e National Rail

Viajar e usar transporte público pode ser bastante complicado para os surdos com deficiência auditiva, isso porque é um pesadelo para capturar atualizações de viagem, ouvir anúncios e tentar encontrar as telas de informações. Pra isso entra o Waze e National Rail, que sãos simples na hora de usar, isso porque eles fornecem todas as informações que você precisa e possa viajar com confiança e segurança, isso absolutamente de qualquer lugar.
Mas vale lembrar que para usar esses aplicativos, é necessário ter o conhecimento em Línguas de Sinais, no caso da “Língua Brasileira de Sinais”, em que você pode fazer um Curso de Libras, que será muito útil para quem trabalha com ensino.
O mais legal é que também você pode fazer um curso online, com aulas completas de Linguagens de Sinais, este é uma das melhores coisas que você pode fazer, não só para a sociedade mas também para o seu currículo profissional, aprender Libras é uma habilidade fundamental que todos deveriam aprender.